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Apresentação

Os Anais do Encontro de Educação Matemática do Vale do São Francisco foi pensado com o intuito de reunir as publicações dos professores, estudantes e pesquisadores que submeterem trabalhos no ENEMAVASF. Partindo de uma perspectiva histórica, o I ENEMAVASF aconteceu de 19 a 22 de novembro de 2003 na cidade Petrolina com o tema "A Matemática e a Sociedade: desfazendo mitos". A segunda edição ocorreu de 03 a 05 de novembro de 2016, também em Petrolina. Em 2018 o ENEMAVASF foi realizado no período de 07 a 09 de novembro daquele ano, com o tema "TOCAR, IMAGINAR, APRENDER: o diálogo entre o concreto e o abstrato no ensino de Matemática".

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Apesar de o ENEMAVASF ter sido inicialmente pensado por discentes e docentes da UPE - Campus Petrolina, a nossa intenção é que seu alcance se estenda cada vez mais, indo além do Vale do São Francisco, por isso, a nossa vontade é reunir todos os que se interessam pelas pautas da Educação Matemática independente de fronteiras. Aliás, a preocupação é justamente romper com os limites que ainda se manifestam na escola e dividem a classe: de um lado – e não por acaso, a maioria – os que nasceram sem o dom de aprender Matemática, percepção ainda muito frequente, infelizmente; do outro lado – geralmente nas primeiras posições do arranjo comumente empregado na escola – os naturalmente privilegiados, àqueles que conseguem repetir com muita competência o passo a passo do professor, por mais arenoso que seja o caminho.

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O fato é que ainda hoje, o ensino de Matemática é alimentado por compreensões equivocadas a respeito do que é aprender, um desserviço à sociedade e ao desenvolvimento de modo equitativo. Diante desses indicativos, é cada vez mais urgente continuar a dar luz e refletir sobre essas e outras questões que inquietam todos os que se interessam pelo ensino e a aprendizagem de Matemática de forma justa. A partir dessas reflexões nasce o tema da quarta edição do ENEMAVASF, qual seja: "Por uma escola com todos e todas". Nesse sentido, a proposta é que sejam discutidas as intempéries que ainda ocorrem na aula de Matemática e que, mesmo implicitamente, segregam os estudantes entre quem é capaz e quem é incapaz de aprender conceitos matemáticos, sobretudo, quando se trata de estudantes com deficiência, fortemente marginalizados do processo de aprendizagem de forma equitativa, como estabelecido na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº. 13.146/2015).

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Assim, nos Anais do Encontro de Educação Matemática do Vale do São Francisco, Vol. 3, você encontrará artigos completos dos trabalhos que foram apresentados quarta edição do ENEMAVASF.

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Desejamos uma excelente leitura dos trabalhos publicados!

 

 

Comissão Científica dos Anais do Encontro de Educação Matemática do Vale do São Francisco

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